Eu desde sempre, me lembro do meu pai dizer, ainda eu era pequena que não podemos ganhar 100 e gastar 100 temos que por sempre dinheiro de lado, porque podem acontecer imprevistos, nunca vi os meus pais meterem-se em créditos para ferias , nem electrodomésticos , apenas tinham empréstimo de casa e carro e ja não era pouco.
Então sempre vivi com isso na cabeça, que não podia gastar mais do que tinha e sinceramente acho que isso me ajudou quando vivi sozinha no meu orçamento mensal e a verdade é que sempre consegui mesmo que não junta-se nada pelo menos também não pedia nada a ninguém.
Hoje em dia nao trabalho, fico em casa com o baby D, por um lado gostava de o por numa creche e arranjar trabalho, nas ipss pediam-me 200 euros e tinha que pagar o mês de Agosto mas depois a creche fecha, onde vivo não tenho ninguém de família, logo é complicado porque podemos não conseguir ter ferias sempre em Agosto, depois as privadas é tudo a partir de 250 e o que vi é sem alimentação.
Logo nao decidi o que vou fazer ainda, porque também não posso pagar esse valor senão arranjar logo emprego, daí ter sempre a preocupação com o orçamento familiar e ainda mais agora com um bebe.
Então comparo preços, aproveito sempre promoções, na comida, fraldas, toalhitas e o leite Nan que o meu bebe está a beber.
Tenho um quadro em excel onde aponto tudo o que gasto para ter noção dos meus gastos mensais, o que sobra meto de parte e vou juntando para algo que surge, a uns meses comprei a minha mesa para a sala com esse dinheiro e assim não custou muito , nem senti.
Acho realmente importante poupar, para o futuro, para algo que possa surgir, algum arranjo no carro, na casa, ou outra coisa qualquer.
Em relação a roupa para o baby D tenho algumas roupas do primo D, tenho muitos bodys e alguns pijamas também do primo e outras roupas de inverno comprei no fim do inverno passado em saldos, o que pode ser bom porque se aproveita oportunidades e é muito mais barato.
Outra coisa que precisei fazer foi pintar a casa, comprei uma tinta muito boa da Robialac para ver se dura ( vamos ver) mas fomos nós que pintamos a casa, outra forma que arranjamos para poupar.
Daqui a uns meses vai ser melhor, porque finalmente o credito do carro do meu marido acaba e ja vai dar para poupar mais alguma coisa, eu também tenho carro mas o meu não temos credito.
Vais ser mais uma folga no orçamento familiar que dá muito jeito.