quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Ter ou nao um 2 filho

Eu sempre quis ser mae de um, mas dou por mim a pensar em ter outro filho, vejo como e forte a ligacao que o meu filho tem com o primo e gostava que ele tivesse um irmao com diferenca de pouco tempo, o meu filho ja tem uma irma da parte de pai mas ja tem 19 anos.
Acho que ter  um irmao e muito especial, um irmao a crescer com ele, a partilharem as coisas, um amigo que ele levara para o resto da vida.
Claro que tambem vejo a parte economica, posso viver com menos dinheiro mas viverei  com amor, com birras, sorrisos, olhares termurentos e o meu filho nao sera uma crianca a brincar sozinha.
Vamos ver o que o futuro reserva, para mim ter um irmao e muito especial, eu tenho um 9 anos mais velho, ja nao partilhamos as mesmas coisas, ja nao brincamos tanto juntos, porque quando ele tinha 10 eu tinha 18 e ja trabalhava,dai achar que a distancia deve ser mais curta.
Mas o amor que sinto pelo meu irmao e indiscritivel e agora pelo meu sobrinho lindo, com mais 11 meses que o primo e que tanto o adora, enche-o de abracos que o primo ja nao gosta assim tanto e da-lhe muitos beijinhos bons.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Ser mae

Eu desde sempre senti vontade de ser mae e o dia em que o meu filho nasceu foi ate hoje o dia mais bonito da minha vida. Antes dele sentia-me vazia, mesmo estando em sitios tao bonitos nas viagens que felizmente ja fiz, sentia-me triste, nao me fazia feliz e achava estranho, hoje percebo que era nao ser mae ainda. A minha maior realizacao e ser mae, ser uma boa mae e ser mae e muito melhor do que podia imaginar porque tudo o que lhe dou ele da-me em dobro. Hoje sim sou feliz, sinto o maior amor do mundo pelo meu filho, hoje posso estar em qualquer lado que sou feliz, ele trouxe-me alegria, ele trouxe tanto amor a minha vida.
E a ti filho eu so te posso dizer que foste tao desejado mas tao desejado que nem podes imaginar, es a minha vida, tu vies-te realizar o meu maior sonho ser mae, ser tua mae , a mama ama-te com todas as suas forcas.
E quando te vi pela 1 vez, eu chorei emocionada e tao feliz e a partir dai dormimos todas as noites agarradinhos, com o meu nariz no teu, para ter a certeza que te ouvia chorar, quando quisesses mamar.
Talvez seja por isso que gostas tanto de me abracar, o teu abraco e o melhor sitio do mundo bebe.
E ja tens quase 1 ano e 2 meses, os melhores da minha vida, e tao bom ver-te caminhar pelo teu proprio pe, mostrares como es maroto e a tua forte personalidade misturada com um menino tao doce que quer tudo a sua maneira.
Que sejas sempre esse menino meigo, sorridente, maroto, que enche a nossa vida de felicidade amor da mama.
Amo-te minha vida.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Comecou andar

O meu filho apesar de ja a 1mes ter comecado a dar os 1 passinhos,hoje oficialmente foi o dia em que comecou andar sozinho, a bocado vim ao quarto e ele veio atras de mim a andar, antes tinha que ficar numa ponta e o pai noutra, agora ja se larga e posso dizer que hoje andou que se fartou, esta mesmo cansadinho.
E eu fiquei toda orgulhosa claro.

Estes sao os melhores do mundo

Ja comi muitos pasteis de nata, mas estes sao mesmo os melhores e estao sempre quentinhos, esta pastelaria e no Pinhal Novo e chama-se Mafraria chamam-se o melhor pastel de nata do mundo, nao
sei se é do mundo mas sao uma delicia

.

1º passinhos

Na festinha de 1 ano, o meu filho ainda não mostrava interesse em começar andar, mas a partir daí fui-lhe dando as duas mãos e ele gostava, na outra semana já só lhe dava uma mão e duas semanas após o aniversário começou a dar os seus 1 passinhos.
A questão é que ele é um bocadinho preguiçoso, se o pai e eu ficarmos cada um do seu lado ele vem super bem, já tem mesmo muito equilíbrio, ontem achei que se começou a largar mais e a ir sozinho para onde ele quer, a verdade é que quase não caí  e quando caí mete as mãos na frente e não se aleija.
Como ele sempre gatinhou bem, isso faz com que chegue onde ele quer super rápido, mas acho que tudo isto é normal, daqui a nada já não para e já ninguém o apanha.
Espero que no Natal já ande atrás do primo, porque até agora tem sido o primo que tem mais 11 meses a gatinhar atrás dele, é muito giro vê-los juntos a brincarem, a darem abraços, beijinhos e a ficarem zangados um com o outro por causa dos brinquedos.
Acredito que com tão pouca diferença de idades vão ser muito amigos ao longo da vida e espero que assim seja, porque primos direitos são também um pouco  nossos irmãos.
Já estou a imaginar para o ano na praia, vai ser muito giro, este ano o baby D ficava na sua piscina e o baby M já queria ir para a água e explorar o mundo, para o ano serão os dois, que aventura boa será.
E é tão bom ser mãe e ser tia, amores para toda a vida.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Fazer stock de supermercado e poupar mensalmente

A uns meses atrás, achei que estaria a gastar muito mensalmente e que não podia ser, dois adultos e um bebe estávamos a gastar demasiado.
A partir de Julho, comecei a apontar todos os meus gastos em supermercado, gasóleo e gasolina, extras etc e fiz uma tabela em excel.
Até certa altura estava a fazer as compras todas no Continente, depois comecei a fazer no Pingo Doce mas continuava a gastar muito.
Comecei analisar com cuidado os folhetos que me põe na caixa do correio e não são poucos aqui na zona a muitos supermercados e comecei a ver que para poder poupar não podia comprar tudo no mesmo supermercado.
Entretanto, tinha conseguido juntar uma quantia e fui a Badajoz ( Espanha) e posso dizer que quando cheguei cá comparei os preços e tinha poupado 65 euros e aproveitei logo para por gasóleo que lá é mais barato.
Não sei se voltarei ou não a ir lá, eu fui ao Carrefour e para mim compensou principalmente em coisas de bebe porque  consegui boas promoções, após a minha ida la comecei a fazer um stock , pus umas prateleiras na despensa e comecei a aproveitar promoções de 50% as vezes 60% quando tenho um vale de desconto continente em produtos que vão aparecendo e me interessam, mas lá está compro em vários supermercados.
Apontei então julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro todos esses meses gastei menos do que gastava normalmente mas neste ultimo mês  posso-vos dizer que consegui poupar muito mais e que todo o meu trabalho tem valido a pena.
Assim sei onde gasto com pormenor e quanto poupo.
Eu cada ves que uso algo do stock, funciona como se fosse um supermercado, pago esse valor para depois por no envelope e ter sempre dinheiro para reinvestir e é isso que me vai permitir gastar menos mensalmente, porque os meus produtos do stock foram comprados a excelentes preços e atenção que não estamos a falar de ser tudo de marca branca, pelo contrário com certos descontos compro ainda mais barato de marca do que sem ser.
Uma dica que vos dou e que comigo esta a resultar são fazer ementas semanais, assim sei exatamente o que tenho  ( nada se estraga) e sei o que preciso baseado nas refeições que faço.
Espero que possa ter ajudado.

Festa de aniversário 1 ano

No dia 16 de outubro o meu filho fez 1 ano e fizemos uma festa em familia para comemorar.
Resolvemos que o tema da festa seria o Mickey, sabemos que a festa foi muito mais para os adultos do que para as crianças mas e sempre bom comemorar mais um ano de vida e ainda por cima o 1 ano de vida do meu filho.
Foi tudo feito com muito amor e carinho e quando é assim tudo se torna fácil apesar de ter sido trabalhoso.
Foi um ano maravilhoso, cheio de aprendizagens para ambos,  o meu filho ensinou-me que ser mãe é uma experiência ainda mais maravilhosa do que tinha em mente e apesar de ter sido sempre este o meu sonho estava longe de imaginar que seria tão maravilhoso.
Ver quantas coisas ele ja consegue fazer sozinho, ver o seu sorriso maroto que me faz sentir a mama mais babada do mundo e este amor arrebatador que sinto por ele que so cresce e cresce.
O meu filho é uma criança muito simpática esta sempre a rir para toda a gente e gosta muito de dar abraços a mama e esta uma loucura com o papa que nunca vi.
Estou feliz como nunca pensei ser, o meu filho faz vir todos os dias ao de cima o melhor que existe em mim.
Eu amo-o com todas as minhas forças.
Deixo aqui umas fotos da mesa do aniversário espero que gostem.





sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Tirar o capacete Plagiocefalia curada

Ola espero que esteja tudo bem por aqui, eu não tenho conseguido passar por aqui porque agora o meu menino não para quieto e os meus dias estão bem mais difíceis.
Hoje venho falar de um tema que ja falei anteriormente que tem a ver com a Plagiocefalia do meu filho e o uso do capacete.
O baby D tirou o capacete a mais ou menos 3 semanas e o desvio que ele tinha passou de 12 para 2 o que segundo a neurologista é normalissimo e que muitos de nos temos cerca de 5 e não sabemos. Segundo a Dra a Plagiocefalia é causada por deitarmos os nossos bebes sempre de barriga para cima quando dormem ( evitar a morte subida) , segundo a medica do sozinho da tarde deveríamos por os bebes virados para um lado e na outra semana virado para o outro sempre sob vigilância claro e a noite dormir de barriga para cima, ela também me falou que a almofada mimos que comprei ja depois e que pouco me adiantou devera ser usada desde o nascimento porque o que causa a Plagiocefalia é a pressão da cabeça que não acontece com a almofada, o meu bebe também nasceu com torcicolo via que ele so virava a  cabeça para um lado mas como mae de 1 viagem e sem experiência nenhuma não liguei e ele estava a ser visto no centro de saúde e não ligaram nenhuma, tanto que não detectaram a Plagiocefalia.
Arranjei uma pediatra muito boa quanto a mim e ela encaminhou logo o bebe para a fisioterapia e para o Neurologista.
O capacete ficou em 2800 euros a sério é muito caro mas fiz aquilo que o meu coração mandou, depois de andar na osteopatia e também ter gasto muito dinheiro e não ter adiantado . Estou feliz por ter seguido o meu instinto, o pior foi ter sido no verão ele tem a pele super sensível e chegou a ficar com marcas na cara que não passavam com creme nenhum  o pescoço cheio de borbulhas e o cabelo ficava todo molhado mas já passou é o que importa.
Beijinhos e ate breve.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Eu desde sempre, me lembro do meu pai dizer, ainda eu era pequena  que não podemos ganhar 100 e gastar 100 temos que por sempre dinheiro de lado, porque podem acontecer imprevistos, nunca vi os meus pais meterem-se em créditos para ferias , nem electrodomésticos , apenas tinham empréstimo de casa e carro e ja não era pouco.
Então sempre vivi com isso na cabeça, que não podia gastar mais do que tinha e sinceramente acho que isso me ajudou quando vivi sozinha no meu orçamento mensal e a verdade é que sempre consegui mesmo que não junta-se nada pelo menos também não pedia nada a ninguém.
Hoje em dia nao trabalho, fico em casa com o baby D, por um lado gostava de o por numa creche e arranjar trabalho, nas ipss pediam-me 200 euros e tinha que pagar o mês de Agosto mas depois a creche fecha, onde vivo não tenho ninguém de família, logo é complicado porque podemos não conseguir ter ferias sempre em Agosto, depois as privadas é tudo a partir de 250 e o que vi é sem alimentação.
Logo nao decidi o que vou fazer ainda, porque também não posso pagar esse valor senão arranjar logo emprego, daí ter sempre a preocupação com o orçamento familiar e ainda mais agora com um bebe.
Então comparo preços, aproveito sempre promoções, na comida, fraldas, toalhitas e o leite Nan que o meu bebe está a beber.
Tenho um quadro em excel onde aponto tudo o que gasto para ter noção dos meus gastos mensais, o que sobra meto de parte e vou juntando para algo que surge, a uns meses comprei a minha mesa para a sala com esse dinheiro e assim não custou muito , nem senti.
Acho realmente importante poupar, para o futuro, para algo que possa surgir, algum arranjo no carro, na casa, ou outra coisa qualquer.
Em relação a roupa para o baby D tenho algumas roupas do primo D, tenho muitos bodys e alguns pijamas também do primo e outras roupas de inverno comprei no fim do inverno passado em saldos, o que pode ser bom porque se aproveita oportunidades e é muito mais barato.
Outra coisa que precisei fazer foi pintar a casa, comprei uma tinta muito boa da Robialac para ver se dura ( vamos ver) mas fomos nós que pintamos a casa, outra forma que arranjamos para poupar.
Daqui a uns meses vai ser melhor, porque finalmente o credito do carro do meu marido acaba e ja vai dar para poupar mais alguma coisa, eu também tenho carro mas o meu não temos credito.
Vais ser mais uma folga no orçamento familiar que dá muito jeito.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Dentinhos finalmente

E agora com 9 meses apareceram os primeiros 2 dentes da parte de baixo, o baby D anda um pouco rabugento, mas para compensar já diz mama,  agora que já gatinha que é um mimo não para um segundo atrás da nossa pequena cadela, ele gosta mesmo dela,  Já a mais de um mês que ele se arrastava para todo o lado e tentava gatinhar mas não conseguia muito, a três dias chegaram as primas e a tia que vivem em Inglaterra e para as surpreender começou a gatinhar super bem e como uma gracinha nunca vem só, começou a por-se em pé na cama, assim o  meu coração  não aguenta de orgulho tanta coisa numa só semana é tão bom ve-lo crescer, quando estou sentada no chão ele vem devagarinho põe-se de joelhos e vai subindo agarrado a mim até aos braços da mama.
Estou tão babada já passaram 9 meses, os mesmos que passei com ele dentro de mim.
Até agora os dentes não deram problemas, vou torcer para que seja sempre assim, mas pelo que oiço dizer é difícil , dizem que muitas vezes dá otites e garganta.
E voces o que fazem/ fizeram para diminuir o desconforto deles com os dentes?
Um beijinho e até breve.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Cuidados a ter com o sol.

Com a chegada do calor e do verão surgem as férias e as idas à praia e a exposição ao sol.
O sol moderado faz bem à saúde. Mas o sol em excesso, sem a protecção adequada à criança pode provocar queimaduras no corpo. E a pele das crianças, em especial, é muita fina e sensível. 

Conselhos para proteger as crianças do sol:

1Evitar a exposição solar das 11 às 17 horas. É neste período de tempo que o sol está mais forte e a radiação ultravioleta atravessa-a mais facilmente:
    - Não permaneça com as crianças na praia por mais de 3 horas;

2Manter as crianças o máximo de tempo possível  à sombra:
    - preferir que as crianças estejam  debaixo do chapéu-de-sol, principalmente no primeiro ano de idade;

3Usar roupa protectora, branca, protegendo, assim, braços, pernas, peito e costas das crianças:
    - não esquecer: o próprio reflexo do sol na areia branca intensifica a acção dos raios solares na pele;

4. Usar sempre chapéu - de preferência chapéu com abas, ou pala:
    - assegura melhor a protecção do rosto, das orelhas e da nuca;

5. Usar óculos de sol:
    - os olhos também recebem a radiação e têm que ser protegidos pelos raios ultravioleta (crianças de olhos claros são ainda mais sensíveis);

6. Água: dar de beber, frequentemente, água à criança para evitar a desidratação;

7. Usar protector solar adequado à criança:
    - deve-se utilizar um protector solar de índice elevado e adequado à pele das crianças;

8Protector Solar:
    8.1. Os protectores solares só se tornam eficazes 30 minutos após a sua aplicação; aplique protector meia hora antes da exposição e renove-o de 2 em 2 horas,

    8.2. O protector solar deve ser bem distribuído por toda a pele exposta, para que nenhuma parte do corpo fique desprotegida:
        - Deve aplicar-se uma camada generosa do produto em todo o corpo,
        - Dê especial atenção às áreas que se queimam mais depressa (as orelhas, nariz, pescoço e ombros),
    
    8.3. O protector solar desaparece sempre, normalmente, pela acção da água. Tenha o cuidado de voltar a colocar protector depois de cada banho,

    8.4. Use protectores resistentes à água;

9. Tenha em conta que o tempo nublado pode dar a falsa sensação de que os riscos associados à exposição se tornam menores:        - Esses riscos mantêm-se em tudo semelhantes aos do céu limpo, porque os raios solares penetram nas nuvens produzindo os mesmos efeitos do que estando o céu limpo, com o sol à vista. Ele não está, mas os raios sim;

10. No caso de uma criança se queimar em algum ponto do corpo, saiba como actuar:
    - aplique um creme hidratante em toda a zona afectada;
    - dê-lhe muitos líquidos;
    - em caso de dor persistente, converse como o seu farmacêutico quanto a um analgésico e qual o mais indicado;
    - dê-lhe banho em água morna;
    - cubra as zonas mais vermelhas com compressas molhadas.

Proteja as suas crianças e faça da exposição solar uma fonte de saúde para a criança, evitando todos os riscos associados ao mau uso do sol.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Moldura com o pe do bebe com tinta

Eu fui a uma papelaria e comprei uma tinta para pintar o pezinho do meu baby e fazer uma moldura ficou mesmo muito lindo e é tao fácil de fazer e de pensar que mesmo quando ele tiver um pé grande eu ainda posso ver o seu pé de bebe na minha moldura. Fiquei babada com o resultado.
Deixo aqui umas imagens tiradas da net para verem como fica lindo , eu ainda não tirei fotos da minha esperem que gostem.






page1image5440 page1image5760 page1image6504














page1image24152 page1image24312 page1image24472 page1image24952 page1image25112 page1image25272 page1image25432 page1image25592

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Instruments Musicais com material de reciclagem



As Maracas
Material para a construção:

. 1 garrafa de iogurte com tampa;
. Massa, arroz, areia seca, feijão, grão (qualquer um destes materiais).
Modo de construção:
1. Lava e seca a garrafa de iogurte;
2. Coloca lá dentro a massa ou qualquer um dos outros materiais;
3. Coloca-lhe a tampa.
. Aí tens a tua maraca.
Material para a decoração:

. Copo de iogurte de plástico;
. Cartolinas de várias cores;
. Marcadores de várias cores;
. Cola e fita-isoladora;
. (1 tesoura).
Proposta de decoração:

1. Lava e seca o copo de iogurte;
2. Corta um rectângulo de cartolina com o comprimento um bocadinho maior do que o perímetro do copo e a largura igual à altura;
3. Põe cola num dos lados do rectângulo;
4. Cola-o à volta do copo de iogurte, unindo as extremidades;
5. Passa a fita-isoladora à volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados do copo;
6. Desenha na cartolina um círculo com a base do copo;
7. Corta-o e cola-o na base do copo;
8. Corta outro rectângulo de cartolina com o comprimento um bocadinho maior do que o perímetro da garrafa e a largura igual à altura;
9. Põe cola num dos lados do rectângulo;
10. Cola-o à volta da garrafa de iogurte, unindo as extremidades;
11. Passa a fita-isoladora na base à volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados da garrafa;
12. Desenha, com os marcadores, nesta última parte que colaste, uma cara.
Os chincalhos
Material para a construção:

. 6 caricas;
. 2 pregos;
. 1 tábua de madeira;
. (1 martelo).
Modo de construção:
1. Tira o plástico das caricas;
2. Pede a um adulto que as espalme;
3. Volta a pedir-lhe que, com um prego, faça um furo no centro de cada carica;
4. Enfia três caricas em cada prego;
5. Pede novamente a um adulto que pregue os dois pregos numa das extremidades da tábua, um por baixo do outro.
. Aí tens o teu chincalho.
Material para a decoração:

. Fita-isoladora de várias cores;
Proposta de decoração:
1. Passa duas ou três tiras de fita-isoladora à volta da tábua em forma de espiral;
2. Passa uma tira de fita-isoladora doutra cor à volta de cada uma das extremidades da tábua para fixares as outras tiras em espiral.
Os tambores com baquetas
Material para a construção:

. 1 copo de iogurte de vidro;
. 1 balão;
. 2 paus de espetada;
. 1 pedacinho de pano de veludo ou lã;
. Cola e fita-isoladora;
. (1 tesoura).
Material para a decoração:
. Fita-isoladora de várias cores;
Proposta de decoração:
1. Passa uma ou duas tiras de fita-isoladora à volta de cada uma das extremidades do copo.
Modo de construção:
1. Lava e seca o copo de iogurte;
2. Corta o balão ao meio;
3. Coloca a parte que enche na boca do copo;
4. Passa a fita-isoladora na extremidade do balão para o fixares aos lados do copo.
. Aí tens o teu tambor.

5. Corta duas tiras de pano em forma de triângulo;
6. Põe cola num dos lados das tiras de pano;
7. Enrola a tira de pano no pau de espetada;
8. Faz a mesma coisa no outro pau.
. Aí tens as tuas baquetas.
As flautas de Pã
Material para a construção:

. 4 ou 5 pedacinhos de tubo PVC;
. 2 pedacinhos de cartolina;
. 1 ou 2 rolhas de cortiça;
. Cola e fita-cola;
. (1 x-acto).
Material para a decoração:
. Fita-isoladora de várias cores;
Proposta de decoração:
1. Antes de colocares os tubos uns ao lado dos outros e de lhes colares as cartolinas, passa à volta de cada um deles duas os três tiras de fita-isoladora em forma de espiral.
Modo de construção:
1. Pede a um adulto que com um X-acto corte as rolhas de cortiça com o diâmetro do interior do tubo;
2. Coloca uma em cada pedacinho de tubo;
3. Coloca os pedacinhos de tubo ao lado uns dos outros;.
4. Põe cola num dos lados das cartolinas;
5. Cola-as aos tubos;
6. Passa a fita-cola à volta das cartolinas e dos tubos para estes não se soltarem.
. Aí tens a tua flauta.
As clavas
Material para a construção:

. 1 cabo de vassoura;
. (1 serra).
Modo de construção:
1. Pede a um adulto que serre dois pedacinhos do cabo de vassoura.
. Aí tens as tuas clavas.
Material para a decoração:

. Fita-isoladora de várias cores;
. 2 pionaises;
. Alguma lã;
. (1 tesoura).
Proposta de decoração:
1. Passa duas ou três tiras de fita-isoladora à volta de cada um dos pedacinhos do cabo da vassoura em forma de espiral;
2. Corta um fio com cerca de 5/10 cm. de comprimento e coloca-o na tua mesa de trabalho;
3. Volta a pegar na lã e enrola uma parte à volta da mão de forma a cobrires completamente os dedos;
4. Antes de tirares a lã da mão corta com a tesoura a parte junto ao dedo mínimo, segurando com o polegar a parte oposta junto ao dedo indicador;
5. Pega no fio que cortaste antes e ata os outros fios que seguras na mão (no meio dos fios, ou seja, na parte entre o polegar e o indicador);
6. Pega agora num pionaise e aplica-o na base de um dos pedacinhos do cabo da vassoura, passando pelo nó que deste para atar a lã;
7. Faz a mesma coisa no outro pedacinho do cabo da vassoura.

Biberões Dr. Brown evita cólicas

Quando estava grávida participei de um workshop totalmente gratuito na Pré Natal e lá falaram-me das cólicas e de uns biberões para evitar as cólicas do Dr. Brown e eu acabei por comprar porque li muitas opiniões positiva de mães . Comprei no eBay, um mais pequeno e outros dois maiores e saiu muito mais barato e não demoraram muito a chegar, umas duas semanas,  são espetaculares raramente teve cólicas e quando tinha  eu levantava as pernas dele fazia pressão na barriga e saiam os gases , quando não passava punha uma fralda morna na barriga, mas isso aconteceu raramente, felizmente encontrei estes biberões, vejam opiniões de outras mães como eu fiz e não estou arrependida.
Pode ser que seja uma ajuda.

terça-feira, 14 de junho de 2016

7 meses e 3 semanas e o Baby D começam a gatinhar

O baby D sentou-se logo muito bem porque eu ficava com ele no chão a estimular e a insistir, claro que por vezes ainda cai e chora mas eu não dramatizo para ele não se assustar.
A muito tempo que o meto na posição de bruços e aqui  a umas semanas comprei no chinês uma bolas de plástico coloridas e acreditem ou não as bolas ajudaram-no a gatinhar, eu espalhava as bolas pelo chão e ele queria as bolas mas não se queria mexer e  chorava,  eu não dava punha mais perto e ele ia esticando o braço e lá chegava, a umas três semanas começou a andar a roda, a semana passada andou um dia sempre para trás  e depois começou a por a perna dobrada , ele agarrava a bola com as duas mãos porque estava a levar a bola a boca e fazia tanta força que começou a levantar a barriga e o rabo do chão e foi a partir daí  que no dia seguinte já vinha atras das bolas e estava a começar a gatinhar.
Parece facil mas nao é, todos os dias estou ali com ele no quarto a estimula-lo a por brinquedos, a insistir, ele chorava queria que eu lhe facilitasse a vida, mas valeu a pena o meu bebe ja gatinha, agora parece que esta a fazer flexões e atira-se para a frente, esta a desenvolver a técnica dele.
Engraçado que tinha ido ao aki a semana passada, para comprar um material para proteger as varandas e janelas e uns protetores de tomadas só me falta a cancela para por nas escadas que dão para o duplex ( estas coisas são realmente importantes que se faça a fim de evitar acidentes).

PUBLICIDADE
​O bebê geralmente começa a engatinhar entre os 6 e os 10 meses, pois nesta fase já consegue ficar deitado de barriga para baixo com a cabeça bem erguida e já tem força suficiente nos ombros e nos braços, e também nas costas e no tronco para conseguir engatinhar.
Por isso, se o bebê já apresenta algum interesse em engatinhar e já consegue ficar sentado sozinho, sem apoio, seus cuidadores podem ajudá-lo a engatinhar com algumas estratégias simples, como as que indicamos a seguir.

6 brincadeiras para estimular o bebê a engatinhar

Como ajudar o bebê a Engatinhar mais rápido
  1. Levantar o bebê no ar: enquanto está falando ou cantando para ele, porque isto faz com que ele contraia os músculos abdominais que o ajudarão a aprender a engatinhar;
  2. Deixar o bebê a maior parte do tempo no chão, deitado de barriga para baixo: evitando colocar o bebê na cadeira de descanso ou na cadeira da papa, faz com que o bebê se acostume ao chão e desenvolva maior força muscular nos ombros, braços, costas e tronco, preparando-se para engatinhar;
  3. Colocar um espelho de frente para o bebê quando o bebê estiver deitado de barriga para baixo: porque isto faz com que ele seja atraído pela sua imagem e tenha mais vontade de se aproximar do espelho;
  4. Colocar os brinquedos do bebê um pouco afastados dele: para que ele tente pegar sozinho.
  5. Colocar uma das mãos apoiada na sola do pé do bebê, quando ele já estiver de barriga para baixo: Isso fará com que ele naturalmente, ao se esticar, faça força contra as mãos e engatinhe.
  6. Engatinhar ao lado do bebê: ao observar como se faz, o bebê tende a querer imitar o movimento, facilitando seu aprendizado.
A maior parte dos bebês começa a engatinhar com 6 meses, mas cada criança se desenvolve de um jeito e não se pode ficar comparando seu desenvolvimento com o de outras crianças. No entanto, se o bebê já completou 8 meses e ainda não consegue engatinhar, pode haver um atraso no desenvolvimento, que deve ser investigado pelo pediatra.

Como garantir a segurança do bebê que está engatinhando

Para garantir a segurança do bebê que está engatinhando, e descobrindo um mundo novo à sua frente, deve-se:
  • Tapar todas as tomadas das paredes e eliminar todos os fios que possam causar acidentes;
  • Retirar do chão os objetos que o bebê possa engolir, tropeçar ou se machucar;
  • Vestir o bebê com roupas que facilitam sua movimentação;
  • Não deixar no chão lençóis e cobertores que possam asfixiar o bebê.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Os benefícios da música para as crianças

Por que a música é to importante ao desenvolvimento da criança

Iniciação musical infantil de bebês e crianças. A música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.
A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.

A música como estímulos para as crianças

Os benefícios da música para as crianças
A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque sentem-se compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.
Na etapa de alfabetização a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida.
A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração, além de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemática. A música é pura matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memória.

Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos. su coordinación y combinar una serie de conductas. Movimente-a para que possa dançar enquanto você canta. Pode abraçá-la e carregá-la no seu colo entoando outros ritmos infantis.

O que proporciona a música às crianças

Escutar música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças. Además é um dos aprendizados mais agradáveis e divertidos. A música proporciona:

  • Melhor coordenação motora
  • Desperta a sensibilidade e criatividade
  • Ajuda à criança a comunicar-se
  • Trabalho em grupo
  • Aumento da autoestima
  • Aprendizagem do alfabeto, de ritmos, etc.

Técnicas de Expressão Plástica

Boa noite a todos,

 Hoje vou partilhar convosco algumas técnicas de Expressão Plástica
Expressão Plástica tem grande importância no desenvolvimento das crianças, possibilitando que desenvolvam a sua personalidade, capacidade de expressão, consciência crítica, conhecimento de diversas culturas e respeito pelas mesmas, criatividade, imaginação,etc. A Expressão Plástica  permite também que as crianças possam expressar os seus sentimentos - as suas alegrias, desejos, medos, ansiedades,etc - mas para isso o professor, educador, ou até mesmo os pais, têm de permitir que as crianças realizem as actividades livremente, sem sujeita-los a actividades padrão ou obriga-los a desenhar o que o adulto pretende, pois isso irá reprimir as crianças tanto a nível sentimental, como criativo. Como professores ou educadores por vezes é um desafio nos lembrarmos disso, quem nunca deu aos seus alunos desenhos para colorir? Penso que todos nós já o fizemos, mas se pensarmos bem não será melhor para os nossos alunos colorirem os seus próprios desenhos em vez de fotocópias que podem não fazer qualquer sentido para eles, e que não estimulam a sua criatividade!?? Deixo-vos com esta questão, poderia ser dito muito mais, mas cabe a cada um de nós ver o que é melhor para os nosso alunos.

 São imensas as técnicas que podem ser usadas na Expressão Plástica, aqui ficam algumas:
  • Digitinta
“É uma técnica de expressão plástica, que consiste na mistura de água, farinha e corante, permitindo a realização de trabalhos em que a criança explora a textura e a cor, desenvolvendo a motricidade fina.”  
 Esta actividade é ideal para ser realizada no tampo das mesas, permitindo que as crianças espalhem as tintas com as mãos e desenham com os dedos. Depois de permitirmos que as crianças realizem as suas experiências livremente, que desenhe e voltem a desenhar, podemos realizar a estampagem de um dos seus desenhos numa folha branca.

Receita da digitinta:
Dissolver 225 g de amido de milho num pouco de água fria. Juntar 900 ml de água a ferver e levar a mistura ao lume, até levantar fervura e ficar espesso. Retirar do calor e acrescente, mexendo, 40 g de sabão branco (flocos ou pó). Para dar cor usar corantes alimentares ou aguarelas. 
  • Modelar
 Através da pasta de modelar ou plasticina a criança pode criar tudo o que vai na sua imaginação, explorando assim a criatividade. 
 Uma actividade que agradará a todos, será a de fazer a sua própria plasticina (sempre com a supervisão).


Receita de plasticina (massa de modelar):

Ingredientes: 

- Farinha maisena- Bicarbonato de sódio 
- Água
- 1 Copo (250 ml) 
- 1 Taça/ tigela 
- Corante alimentar
- Colher de pau 

- 1 Tacho pequeno

Procedimentos:

1- Numa taça ou tigela deitar meio copo de farinha maisena e um copo de bicarbonato de sódio. 

2- Com a colher misturar bem e adicionar três quartos de copo de água (um bocadinho mais do que metade de um copo). Adicionando a água à medida que vai mexendo até que os grumos tenham desaparecido todos.

3- Adicionar algumas gotas de corante alimentar até ficar com a cor desejada, e depois colocar a mistura num tacho.

4- Levar o tacho ao lume médio e mexer constantemente até se obter uma mistura parecida ao puré de batata. Desligar o lume e deixa arrefecer a massa.

5- Depois de a massa estar fria amassar bem e conservar num recipiente fechado. 

  • Desenhar com giz
Material:Giz, Papel  ou cartolina
Técnica:Com cartolina de preta ou azul escura, permitir que desenhem livremente com giz de diversas cores. Para um melhor resultado o giz deve ser molhado a cada traço. 
  • Borrão Simétrico
Material:Guaches e Papel 
Técnica:Dispersar gotas de guache pela folha e por gotas de água por cima de algumas. Depois dobrar a folha ao meio verticalmente. 
  • Pintura Soprada

Material: Guache de várias cores, palhinhas e cartolina

Técnica: colocam-se na cartolina algumas gotas de guache e com a palhinha sopra-se a tinta em diversas direcções. Repete-se o mesmo processo diversas vezes e com diversas cores. 

  • Desenho em Papel Amarrotado                                                                                                 
Material: Papel e lápis de cor.
Objectivos: Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Técnica:Amarrotar um papel cavalinho. Abri-lo. Com as linhas feitas do papel amarrotado descobrir objectos, figuras, seres nele presentes e delineá-lo.
                                                                                  
  • Cadáver Esquisito 
Material: Papel, lápis de carvão e lápis de cor.
Objectivo: Desenvolver a imaginação.
Técnica: Divide-se a folha em quatro. Num grupo de 4 elementos, cada indivíduo fará um desenho com linhas livremente deixando rasto delas noutra divisão da folha. E assim sucessivamente. No final abre-se a folha e pinta-se.
  • Pintura e Estampagem

Material:Guaches de diversas cores, Pincéis,Papel A3
Técnicas:
- Salpicar aleatoriamente a folha com pingos de tinta, usando um pincel, escova de dentes ou conta-gotas;
- Utilizar materiais existentes em sala de aula (rolos de cartão, carros de brincar, garrafas, escovas, esponjas, bolas ou balões, etc.) para pintar e efectuar estampagens; 
- Realizar desenhos usando estampagens dos pés e das mãos.