terça-feira, 14 de junho de 2016

7 meses e 3 semanas e o Baby D começam a gatinhar

O baby D sentou-se logo muito bem porque eu ficava com ele no chão a estimular e a insistir, claro que por vezes ainda cai e chora mas eu não dramatizo para ele não se assustar.
A muito tempo que o meto na posição de bruços e aqui  a umas semanas comprei no chinês uma bolas de plástico coloridas e acreditem ou não as bolas ajudaram-no a gatinhar, eu espalhava as bolas pelo chão e ele queria as bolas mas não se queria mexer e  chorava,  eu não dava punha mais perto e ele ia esticando o braço e lá chegava, a umas três semanas começou a andar a roda, a semana passada andou um dia sempre para trás  e depois começou a por a perna dobrada , ele agarrava a bola com as duas mãos porque estava a levar a bola a boca e fazia tanta força que começou a levantar a barriga e o rabo do chão e foi a partir daí  que no dia seguinte já vinha atras das bolas e estava a começar a gatinhar.
Parece facil mas nao é, todos os dias estou ali com ele no quarto a estimula-lo a por brinquedos, a insistir, ele chorava queria que eu lhe facilitasse a vida, mas valeu a pena o meu bebe ja gatinha, agora parece que esta a fazer flexões e atira-se para a frente, esta a desenvolver a técnica dele.
Engraçado que tinha ido ao aki a semana passada, para comprar um material para proteger as varandas e janelas e uns protetores de tomadas só me falta a cancela para por nas escadas que dão para o duplex ( estas coisas são realmente importantes que se faça a fim de evitar acidentes).

PUBLICIDADE
​O bebê geralmente começa a engatinhar entre os 6 e os 10 meses, pois nesta fase já consegue ficar deitado de barriga para baixo com a cabeça bem erguida e já tem força suficiente nos ombros e nos braços, e também nas costas e no tronco para conseguir engatinhar.
Por isso, se o bebê já apresenta algum interesse em engatinhar e já consegue ficar sentado sozinho, sem apoio, seus cuidadores podem ajudá-lo a engatinhar com algumas estratégias simples, como as que indicamos a seguir.

6 brincadeiras para estimular o bebê a engatinhar

Como ajudar o bebê a Engatinhar mais rápido
  1. Levantar o bebê no ar: enquanto está falando ou cantando para ele, porque isto faz com que ele contraia os músculos abdominais que o ajudarão a aprender a engatinhar;
  2. Deixar o bebê a maior parte do tempo no chão, deitado de barriga para baixo: evitando colocar o bebê na cadeira de descanso ou na cadeira da papa, faz com que o bebê se acostume ao chão e desenvolva maior força muscular nos ombros, braços, costas e tronco, preparando-se para engatinhar;
  3. Colocar um espelho de frente para o bebê quando o bebê estiver deitado de barriga para baixo: porque isto faz com que ele seja atraído pela sua imagem e tenha mais vontade de se aproximar do espelho;
  4. Colocar os brinquedos do bebê um pouco afastados dele: para que ele tente pegar sozinho.
  5. Colocar uma das mãos apoiada na sola do pé do bebê, quando ele já estiver de barriga para baixo: Isso fará com que ele naturalmente, ao se esticar, faça força contra as mãos e engatinhe.
  6. Engatinhar ao lado do bebê: ao observar como se faz, o bebê tende a querer imitar o movimento, facilitando seu aprendizado.
A maior parte dos bebês começa a engatinhar com 6 meses, mas cada criança se desenvolve de um jeito e não se pode ficar comparando seu desenvolvimento com o de outras crianças. No entanto, se o bebê já completou 8 meses e ainda não consegue engatinhar, pode haver um atraso no desenvolvimento, que deve ser investigado pelo pediatra.

Como garantir a segurança do bebê que está engatinhando

Para garantir a segurança do bebê que está engatinhando, e descobrindo um mundo novo à sua frente, deve-se:
  • Tapar todas as tomadas das paredes e eliminar todos os fios que possam causar acidentes;
  • Retirar do chão os objetos que o bebê possa engolir, tropeçar ou se machucar;
  • Vestir o bebê com roupas que facilitam sua movimentação;
  • Não deixar no chão lençóis e cobertores que possam asfixiar o bebê.

Sem comentários:

Enviar um comentário